O que é o employer branding? 

Antes de mais nada, o employer branding diz respeito ao nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa. Mais que isso, representa como a marca é vista no mercado de contratações pelos talentos em busca de uma vaga. 

Em síntese, ele pode ser compreendido como a reputação de um negócio, com base na recompensa emocional que consegue oferecer aos trabalhadores 

Logo, as marcas que possuem um histórico de exploração e ausência de estratégias em prol do bem-estar de suas equipes não atraem a atenção de fortes candidatos para compor o quadro. Consequentemente, perdem a oportunidade de crescimento que eles poderiam agregar. 

Por que se preocupar com o employer branding? 

Com toda a certeza, o employer branding é uma questão ignorada por diversos negócios. No entanto, deixar de mensurá-lo acarreta prejuízos importantes.  

Por exemplo, a produtividade de funcionários insatisfeitos tende a ser menor, bem como há uma rotatividade de pessoas considerável. Afinal, elas não desejam permanecer num ambiente de trabalho estressante e que não está preparado para acolher as dores e as necessidades manifestadas pelo time.  

Ao mesmo tempo, uma empresa preocupada com o employer branding reduz custos com absenteísmo, assistência médica, entre outros gastos provocados pela ausência dos trabalhadores. 

Apesar de muitos líderes acreditarem que esses fatores não têm a ver com a estrutura da empresa, eles possuem, sim, raízes instaladas nos processos de trabalho. 

Só para ilustrar, uma pessoa pode estar incomodada, porque sua demanda está alta. Desse modo, a sobrecarga não apenas a deixa insatisfeita, como também doente, necessitando se ausentar para cuidar de sua saúde. 

Vale mencionar, ainda, que os clientes também estão atentos sobre o employer branding. Portanto, tendem a procurar a concorrência, quando descobrem casos de exploração. 

Avaliando o nível de satisfação dos colaboradores 

Da mesma forma que uma marca envia pesquisas de satisfação para entender, ponto a ponto, a experiência de seus clientes, também pode fazer o mesmo com suas equipes.  

Nesse sentido, consegue detectar a origem de uma insatisfação, assim como possíveis soluções para tornar o ambiente de trabalho mais próspero e agradável.  

Inclusive, a oportunidade de poder falar sobre os pontos negativos aumenta a confiança da equipe nos empregadores. E, ao perceber que suas demandas são ouvidas e analisadas com o verdadeiro intuito de atendê-las, ela se empenha em aumentar a qualidade do trabalho. 

No fim das contas, a empresa consegue estabelecer um nível de fidelidade superior, evitando a rotatividade de funcionários, algo que gera despesas com contratações e treinamentos.  

Então, como avaliar o employer branding?  

Softwares de pesquisa de satisfação 

Sem dúvida, automatizar pesquisas de satisfação personalizadas ajudam a compreender toda a jornada dos trabalhadores na empresa, assim como isso costuma ser feito com os clientes.  

Por isso, é interessante contar com um bom software, como o e-NPS (Employee Net Promoter Score) da WeHelp, para acompanhar com consistência a satisfação de quem trabalha na organização. 

Ademais, além de coletar informações e tratar das queixas em tempo hábil, é imprescindível oferecer um feedback aos colaboradores, promovendo o fechamento de loop da pesquisa, que no caso de de pesquisas de engajamento de colaboradores, pelo fato das pesquisas serem anonimas, normalmente são feedbacks em grupo.  

O que perguntar aos colaboradores? 

Inegavelmente, alguns líderes têm receio em realizar esse tipo de abordagem. Contudo, isso pode ser feito de forma natural, procurando identificar problemas específicos no funcionamento dos processos de trabalho. 

Só para ilustrar, são perguntas que podem ser feitas: o quanto seu trabalho é significativo? Com que frequência você se estressa durante uma semana de trabalho? O quanto você é bem remunerado ou remunerada pelo serviço que desempenha? Você identifica oportunidades de crescimento no ambiente em que trabalha? Qual a probabilidade de você procurar uma vaga em outra empresa?  

Como garantir respostas sinceras? 

Devido ao medo de perder o emprego, é normal que algumas pessoas fiquem receosas ao responderem o formulário de pesquisa. Porém, a sinceridade é fundamental para garantir ações de melhoria assertivas. 

Nesse sentido, informe aos participantes que as perguntas são confidenciais, use uma linguagem objetiva e use uma ferramenta, como o e-NPS (Employee Net Promoter Score), para gerir esse processo. Isso resulta em mais tranquilidade e confiança para responder ao questionário.  

Vamos avaliar o employer branding da sua empresa? Teste o NPS da WeHelp por 7 dias gratuitamente. 

Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami