Com toda a certeza, o momento de pós-vendas corresponde a uma parte significativa do processo de fidelização e retenção de clientes. Apesar de muitos líderes terem consciência sobre o peso de tal etapa, há falhas ou até mesmo a ausência de estratégias para alcançar êxito nesse quesito. 

Por isso, selecionamos a seguir conselhos relevantes para pós-vendas! 

1 – Acredite no poder da socialização 

Inegavelmente, o estágio de pós-vendas deve se inspirar numa relação comum entre amigos, colegas de trabalho e familiares. Ou seja, a simplicidade desse contato precisa ser levada para o acompanhamento da jornada do cliente. 

Dessa maneira, se após conhecer alguém numa festa e ir embora para casa, uma pessoa compartilha fotos tiradas naquele momento com a nova amizade nas redes sociais, por que as empresas não fortalecem os laços da mesma forma? 

Portanto, interagir com os clientes e postar fotos deles usando seu produto nas plataformas são ações que não apenas estreitam sua relação com eles, como também atraem o olhar de outros clientes em potencial. 

2 – Ofereça exclusividade 

Sem dúvida, provocar o sentimento de exclusividade nas próximas compras aumenta a lealdade dos clientes. Afinal, é muito mais convidativo continuar comprando de uma empresa que te favorece por já ter uma relação, que procurar outras empresas sob o risco de não gostar da nova experiência.  

Nesse sentido, invista no marketing de recompensa e empreenda uma economia de recomendação bem-feita.  

Só para ilustrar, são ideias que costumam fazer sucesso:  salas de espera VIP para quem já é cliente; cupons de desconto; frete grátis; brindes; e cartões de fidelização.  

3 – Humanize o pós-vendas 

Apesar de ser mais atraente a ideia de configurar uma mensagem automática para ser enviada com determinada frequência à cartela de clientes, priorize o contato personalizado e humano.  

Isso não significa que a sua equipe deve perder um montante de tempo nessa tarefa. Porém, busque parametrizar o conteúdo, conforme o nível de proximidade com determinados clientes.  

Ademais, após uma aproximação inicial, quando eles começarem a tirar dúvidas ou estabelecer tópicos mais específicos, direcione pessoas para assumir a conversa, evitando as mensagens padronizadas.  

4 – Continue investindo em pesquisa de satisfação 

Se num primeiro momento você envia um formulário para quem comprou recentemente de sua empresa, por que não voltar a entrar em contato com as pessoas futuramente? 

Dessa forma, tente checar os motivos pelos quais alguém não voltou a comprar da sua marca, apesar de a experiência ter sido positiva, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, prepare formulários para as pessoas que finalizaram uma segunda ou terceira compra.  

Em síntese, o momento de pós-vendas é o ideal para descobrir o que pode ser modificado ou aprimorado.  

5 – Dê valor à recorrência 

Por outro lado, há produtos ou serviços que precisam ser repostos com mais frequência. Só para ilustrar, alguém que aplicou toxina botulínica necessita receber uma nova reaplicação após 6 meses. 

Logo, o consultório pode enviar um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp aos pacientes, lembrando sobre a necessidade de realizar a manutenção. 

Do mesmo modo, pet shops podem usar essa estratégia de pós-vendas para anunciar promoções em rações concomitantes à necessidade de seus clientes, com base no último dia de compra e no porte do animal em questão.  

6 – Esteja disponível 

Por fim, estar presente em diferentes meios de comunicação para prestar suporte é essencial para a experiência dos clientes. Inclusive, esse contato pós-vendas pode indicar falhas e críticas que precisam ser solucionadas com urgência com o intuito de evitar a formação de clientes detratores.  

Além disso, não se esqueça de manter a uniformidade do tom de voz da marca em todos os canais digitais e físicos. Tal continuidade gera mais confiança em seu público.  

Quer saber como executar uma etapa pós-vendas personalizada para o seu negócio? Teste o NPS da WeHelp por 7 dias sem pagar nada por isso.  

Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami