Sem dúvida, os cursos de pós-graduação são cada vez mais exigidos no mercado de trabalho. Consequentemente, houve um aumento de IES (Instituição de Ensino Superior) que oferecem diferentes modalidades de aulas, como os programas com disciplinas on-line. Porém, nem todos os estudantes se encontram satisfeitos com as instituições escolhidas. E é justamente sobre esse ponto que os gestores podem criar estratégias para superar e transformar a experiência de seus matriculados. 

Acompanhe a seguir algumas dicas para aprimorar os cursos de pós-graduação da sua instituição! 

Comece pelo corpo docente 

Primeiramente, a base de um bom curso de pós-graduação está diretamente relacionada à equipe de professores. Contudo, muito além de escolher um corpo docente qualificado, este precisa ser continuamente motivado.  

Uma das formas de mantê-lo estimulado é ouvindo suas sugestões e críticas. Isso pode ser feito tanto ao deixar canais abertos para comunicação entre professores e diretoria quanto através de softwares para avaliação de satisfação dos colaboradores. 

Nesse sentido, o NPS® é uma ferramenta que não apenas coleta informações detalhadas sobre a experiência dos professores em sua IES, como também organiza de forma sistemática e intuitiva os dados dessa investigação. Logo, os líderes conseguem estudar e tomar ações mais estratégicas para melhorar a experiência do corpo docente, impactando diretamente na qualidade dos cursos de pós-graduação e na satisfação dos estudantes. 

Acompanhe a satisfação dos alunos também 

Ao mesmo tempo, é importante medir o grau de satisfação dos discentes. O NPS® aborda esse público de forma simples e direta, questionando o quanto indicaria a instituição para amigos e familiares numa escala de 0 a 10. 

Só para ilustrar, o software ajudou muitos negócios a reterem estudantes na modalidade de ensino a distância no auge da pandemia. Afinal, aquele foi um momento de risco para os cursos de pós-graduação, visto que muitas pessoas não conseguem acompanhar as aulas on-line. 

De qualquer modo, é pertinente utilizar a métrica, independentemente de o programa ser presencial, semipresencial ou totalmente on-line. Somente assim são detectados os pontos fracos e fortes da IES. 

Por exemplo, peça aos seus matriculados para avaliarem os seguintes fatores: se o conteúdo ministrado é pertinente, bem como se a velocidade que ele está sendo repassado é satisfatória; metodologia da pós-graduação ou dos professores; facilidade em encaixar as disciplinas na grade curricular e se a ordem em que são oferecidas faz sentido; e adequação entre teoria e prática. 

Invista em inovação 

Por outro lado, as tecnologias não podem ser negligenciadas. O espaço da IES deve favorecer a pesquisa, disponibilizando Wi-Fi sem custo, por exemplo. Ademais, ambientes de estudo silenciosos, com computadores modernos e outras ferramentas para facilitar a investigação são indispensáveis.  

As salas podem ser equipadas de forma estratégica não apenas para os estudantes, mas também visando facilitar a exposição de conteúdo aos professores. 

Outro recurso bastante utilizado tem a ver com a biblioteca digital. Nesse sentido, os alunos podem guardar títulos e referências virtualmente. Aliás, é interessante que ganhem acesso a algum pacote de armazenamento nas nuvens. 

Crie funis de vendas  

Inegavelmente, as instituições que oferecem pós-graduação estão inseridas num mercado competitivo, como mencionado anteriormente. Portanto, devem construir um funil de vendas bem estruturado para atrair alunos. 

Todavia, este funil estabelecido com tal intuito auxilia também no acompanhamento da jornada das pessoas em relação ao curso. Ou seja, os líderes conseguem visualizar como elas foram atraídas para a pós-graduação, em que ponto desistiram da matrícula ou os fatores que incentivaram a finalização do curso. 

Logo, mais uma vez o NPS® auxilia os gestores a criarem esse panorama pontualmente. Afinal, proporciona relatórios de cada etapa do processo do relacionamento entre estudantes e instituições.   

Vale relembrar que o público-alvo de cursos de pós-graduação é amplo. Ao mesmo tempo em que recebem recém-graduados, são procurados por profissionais que já possuem outras especializações e estão em busca constante de aperfeiçoamento. 

Consequentemente, um software, como o NPS®, pode ser substancial durante o estudo sobre o auditório que desejam atingir, direcionando ações mais assertivas. 

Trilhas de conteúdo 

Se a sua IES oferece cursos de pós-graduação on-line, investigue se a plataforma utilizada para transmitir as aulas ao vivo é realmente a mais adequada. 

No entanto, se as aulas forem gravadas, aproveite a oportunidade para deixá-las mais intuitivas. Uma boa maneira de fazer isso é criando trilhas de conteúdo. Elas promovem um ensino mais inclusivo e garantem uma autonomia maior aos estudantes. 

Vamos medir o nível de satisfação dos alunos matriculados em seus cursos de pós-graduação? A WeHelp oferece 7 dias gratuitos para utilização do software NPS®. Aproveite a partir de hoje! 

 Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami