Sem dúvida, o atendimento ao paciente deve ser constantemente revisado. Afinal, com as mudanças constantes de tecnologia para dar suporte nesse setor, é possível aumentar a qualidade da experiência das pessoas que recorrem à sua clínica. Visto que o ambiente hospitalar tende a representar desgaste, especialmente para quem está se submetendo a tratamentos mais longos, aqueles espaços que conseguem proporcionar uma espera mais agradável ganham com facilidade a fidelidade do público. 

Confira a seguir algumas sugestões para melhorar o atendimento ao paciente em sua clínica! 

Invista em sistema de cadastros 

Antes de mais nada, o primeiro atendimento ao paciente deve contar com o registro dos dados pessoais. Tal etapa é fundamental para garantir não apenas uma boa continuidade da jornada dele na clínica, como também para facilitar o acesso da equipe à ficha. 

Nesse sentido, escolha um sistema fluido, intuitivo e confiável. Isso evitará dores de cabeça e perda do dado dos pacientes, algo que afeta a credibilidade da clínica. 

Ao mesmo tempo, aproveite esse momento inicial para iniciar uma pesquisa de relacionamento. Quanto antes sua empresa puder analisar o contato, mais munida de estratégias sua equipe estará para melhorar os pontos fracos da recepção. 

Aposte nas tecnologias

Inegavelmente, a qualidade do atendimento ao paciente está altamente relacionada à espera. Boa parte do público pede licença no trabalho e em outros compromissos para comparecer a uma consulta. Ou seja, o período que ele passa ali pode comprometer outras obrigações. 

Com o intuito de evitar desconfortos entre os pacientes e a recepção, automatize o agendamento e a confirmação de consultas. Isso poupa tanto o tempo dos médicos quanto o da equipe de atendimento. E, claro, previne sobreposição de horários, tumultuando a fila de espera. 

A gestão financeira e a automação de envios de pesquisa de satisfação também são tarefas que podem ser desburocratizadas com a ajuda da tecnologia.  

Organize o espaço de atendimento ao paciente

Com toda a certeza, a entrada de sua clínica deve transmitir organização e higiene. Um ambiente caótico deixa os pacientes desconfiados sobre os procedimentos e a confiabilidade de catalogação de exames. Ademais, como mencionado no início deste post, essas pessoas precisam sentir acolhimento. 

Só para ilustrar, detalhes simples contribuem para esse quesito: escolha móveis com cor neutra e confortáveis; estabeleça um limite para o volume da televisão ou da música ambiente; certifique-se de que o espaço recebe boa ventilação; e evite deixar revistas e jornais desatualizados à disposição.

Além disso, supere as expectativas de seus pacientes, oferecendo café, chá e snacks. 

Adote uma comunicação humanizada 

Independentemente de sua clínica ser focada em doenças graves ou em procedimentos mais agradáveis, como os estéticos, não deixe de adotar uma linguagem positiva. Sem dúvida, há pacientes que ficam ansiosos mediante qualquer experiência médica.  

Consequentemente, o treinamento constante de sua equipe é essencial para atender às necessidades de qualquer perfil. Ao abordar sobre a comunicação, oriente seus médicos e recepcionistas na escolha de palavras de incentivo e tranquilizadoras.  

Inclusive, ao invés de negar uma solicitação, é importante oferecer uma solução. Por exemplo, no caso de cancelamento de consultas, a seleção de novos dias e horários para receber a pessoa evita a insatisfação e evasão para outras clínicas.  Isso configura um atendimento ativo e receptivo.

Avalie a experiência de seus pacientes 

Não apenas deve haver preocupação em atrair novos pacientes, como também em fidelizar os que já estiveram em sua clínica. Portanto, além de oferecer um bom atendimento ao paciente, as condutas devem ser avaliadas para determinar mudanças e melhorias na recepção.  

Dessa maneira, meça o nível de satisfação através de pesquisas e conte com uma plataforma de confiança para organizar os relatórios oriundos dessa coleta de dados. Atualmente, o NPS® (Net Promoter System) se posiciona como a metodologia mais completa tanto para acompanhar a experiência dos pacientes como também de seus colaboradores.  

Vamos testar a ferramenta na sua clínica? Avalie o atendimento ao paciente com o NPS® por 7 dias sem pagar nada por isso! 

 Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami