Líderes da educação testam tecnologias para driblar os problemas provocados pelo coronavírus. Veja como incentivar os alunos no ensino a distância! 

Ensino a distância é uma modalidade instaurada há bastante tempo no Brasil com o intuito de promover a inclusão social. Todavia, com a crise sanitária, o EAD ganhou novas proporções e exigiu a adaptação de escolas, cursos e universidades que operavam preponderantemente de forma tradicional. Veja quais estratégias podem reter alunos que não estão adaptados ao ensino a distância. 

Superando a distância física 

Primeiramente, quando se fala em EAD, a ausência da interação face a face entre colegas e professores se posiciona como o obstáculo mais notório. Portanto, os gestores precisam investir numa plataforma convidativa e capaz de incentivar a interação das pessoas. Sua interface deve conter fóruns, espaço para compartilhar dúvidas, chats, entre outros recursos.  

Ao mesmo tempo, é interessante que exista um local para que os professores possam oferecer um feedback individual. Tal cuidado estabelece uma comunicação humanizada e demonstra uma preocupação com o desenvolvimento de cada estudante durante o ano letivo. 

Utilizar as redes sociais da instituição para promover engajamento entre coordenadores, estudantes, professores e demais colaboradores fortalece o sentimento de pertencimento. 

Flexibilidade de pagamento 

Independentemente da pandemia, o aspecto financeiro se constitui como um forte fator de desistência para alunos da rede privada. Contudo, a doença provoca a demissão em massa de muitos cidadãos e ameaça a sobrevivência de pequenos e médios empreendedores diariamente. Esse cenário intensifica a necessidade de cortes no orçamento familiar, já que itens básicos para a sobrevivência sofrem reajustes constantes. 

Logo, para evitar a evasão de alunos durante o ensino a distância, os gestores devem estudar estratégias para incentivar o pagamento das mensalidades. Pesquisas entre os alunos podem ajudar os líderes a compreenderem quais métodos contribuem para a continuidade dos estudos. Programas de financiamento, dilatação do prazo para pagamentos, descontos nas mensalidades e possibilidade de quitação via cartão de crédito são algumas opções promissoras. 

Treinamentos para a equipe de atendimento 

Com toda a certeza, se o(a) aluno(a) encontra barreiras para entrar em contato com a instituição, sua motivação é diretamente afetada. Aliás, muitas pessoas possuem dificuldades para entender o funcionamento de tecnologias e, por isso, não se adaptam bem ao ensino a distância. 

Além de fornecer tutoriais em vídeo e escritos para acessar a plataforma contratada pelos gestores, é indispensável uma equipe de atendimento preparada para sanar dúvidas e acolher críticas e sugestões relatadas pelos estudantes.  

Ademais, a utilização dessas interfaces gera insegurança e ansiedade, sentimentos estes já intensificados pela propagação do coronavírus. Consequentemente, a empatia, por parte dos atendentes, é imprescindível. 

Amparo ao corpo docente 

Inegavelmente, uma parcela substancial de professores não havia trabalhado com a modalidade EAD até então. Acostumados a interagir com os alunos presencialmente, esses profissionais, de uma hora para outra, precisaram se adaptar ao novo cenário. Assim como os estudantes, também é relatada a evasão de educadores que não conseguiram transmitir suas cargas de conhecimento no ambiente on-line. 

Nesse sentido, os coordenadores devem acompanhar o corpo docente de perto e estabelecer encontros virtuais com frequência tanto para ouvir a experiência que ele tem tido quanto para orientar técnicas que possam tornar suas aulas mais envolventes e a rotina de trabalho menos cansativa. 

Inclusive, é importante que os coordenadores entrem nas salas para analisar o que pode ser melhorado e o quão os alunos estão participando do ensino a distância. 

Apoio psicológico 

Como mencionado acima, as pessoas estão muito abaladas com as notícias trágicas e as perdas de familiares e amigos para a Covid-19. Diversas escolas e universidades já contavam com psicólogos antes dessa situação. Sem dúvida, o suporte deixou de ser um diferencial para se concretizar como uma necessidade. 

Caso não haja profissionais contratados, parcerias com cursos de Psicologia podem ser fechadas para atender os docentes e discentes, bem como produzir conteúdo informativo. 

Invista em tecnologia 

Não apenas tecnologias para aprimorar o ambiente virtual de ensino, como também aquelas para fortalecer o vínculo dos alunos com a instituição são significativas nesse contexto. 

Isso significa que, para entender a experiência das pessoas envolvidas no ensino a distância de determinada escola ou universidade, é indispensável monitorar indicadores relacionados a reclamações, sugestões e reputação da instituição. 

NPS®, por exemplo, é uma metodologia de pesquisa cada vez mais adotada entre empresas do setor da educação. De acordo com a necessidade da instituição, perguntas para verificar o nível de satisfação dos alunos são enviadas pela ferramenta. A plataforma é bastante intuitiva e sistematiza os dados coletados para que os gestores da escola ou universidade analisem a repercussão de suas ações no ensino a distância.  

Só para ilustrar, caso algum(a) estudante relate insatisfação no método lecionado por determinado(a) docente, a equipe consegue acompanhar o problema em tempo real para solucioná-lo com agilidade.  

Além disso, o NPS® fornece as bases necessárias para otimizar o planejamento da instituição e modificar estratégias que não estão funcionando conforme o esperado. Também é uma alternativa para realizar um levantamento sobre a flexibilidade de pagamento discutida no início deste post. 

Indiscutivelmente, essa tecnologia fideliza os alunos à instituição, uma vez que ela assume condições e conhecimento para atender as particularidades de cada discente em meio à educação a distância. 

Por outro lado, o NPS® propicia uma cultura organizacional mais interessante, pois os professores também são convidados a participar da pesquisa. 

Conte com o NPS® para reter estudantes na modalidade de ensino a distância! A WeHelp oferece um período de teste grátis para que a sua instituição conheça a ferramenta sem compromisso. 

Acompanhe o Instagram da WeHelp! 

Opine e enriqueça o debate

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 Teste Grátis 7 Dias o WeHelp - Software NPS

Close Bitnami banner
Bitnami