Alguns usuários da ferramenta não alcançam o aumento de vendas planejado. Selecionamos pontos importantes que podem impedir a conversão no Pipedrive! 

Conversão no Pipedrive é um resultado proveniente de uma série de esforços executados com o apoio da ferramenta. Os usuários devem estar atentos a todas as funcionalidades para aproveitar ao máximo os recursos e gerar mais vendas para os seus negócios. Caso contrário, é possível cometer alguns erros que impactam diretamente sobre a conversão no Pipedrive. Entenda mais a seguir! 

Pipedrive: um dos CRMs mais utilizados atualmente 

Sem dúvida, o Pipedrive ganhou um reconhecimento crescente desde sua criação, em 2010. Seus diferenciais estão em armazenar e gerenciar dados dos clientes, registrar seus históricos de contato em todos os canais e prever demandas que podem influenciar na tomada de decisão dos consumidores. Portanto, a conversão no Pipedrive pode ser obtida pelas facilidades e economia de tempo que a plataforma proporciona. 

Ao mesmo tempo, esse CRM é bastante intuitivo e centraliza todas as informações em nuvem possibilitando o acesso de qualquer lugar do mundo. Tal característica convém à realidade nômade que as equipes têm adotado, especialmente durante a pandemia. 

Contudo, os líderes devem ficar atentos ao uso do Pipedrive para não cometer erros que impedem a conversão de leads em clientes 

Confusão do propósito do funil de vendas 

Inegavelmente, entender cada etapa do funil de vendas como atividades a serem executadas pelos líderes e equipe se posiciona como um dos erros mais comuns durante o uso do Pipedrive.  

Dessa maneira, é crucial entender que o funil diz respeito às decisões e aos objetivos que a empresa tem ao longo do processo de vendas, e não a tarefas executadas nesse percurso. Por exemplo, agendar uma reunião ou enviar propostas não são atividades que fazem parte do funil. 

Etapas do funil de vendas

O funil representado na imagem indica as etapas que as pessoas passam até o momento em que resolvem adquirir o serviço ou produto. Primeiramente, os leads são clientes em potencial (prospects)mas, que ainda não tiveram contato suficiente com a marca para decidirem fechar negócio.  

Resolvendo o problema com o funil 

Nesse sentido, estratégias paratrair, relacionar e converter exigem diferentes esforços por parte da empresa. Só para ilustrar, entrar em contato com um prospect faz parte da etapa inicial do funil de vendas. 

Logo, para que haja conversão no Pipedrive, os líderes precisam planejar ações cabíveis para cada fase do relacionamento com o público. Os dados sobre os mesmos, que são essenciais para criar táticas assertivas, estão disponíveis na ferramenta.  

Ausência de um processo de vendas rastreável 

A falta de foco no processo de vendas diminui a conversão no PipedriveEste deve ser estruturado através dos estágios fundamentais do funil. Ou seja, é imprescindível ter um funil de vendas definido para direcionar processos específicos para cada etapa de contato com o lead. Dessa maneira, se tornam mais organizadas as funções de colaborador(a) e em qual momento ele(a) deve agir.  

Inclusive, esse rastreamento auxilia os líderes a investirem esforços nas atividades corretas para alavancar as vendas. Pipedrive é fundamental nesse cenário, porque reduz o tempo gasto na administração de dados. Ao recolhê-los, rastreá-los, medir o desempenho da estratégia e entregar relatórios automaticamente, os gerentes economizam tempo e acessam com facilidade as informações mais relevantes para chegar à conversão. Portanto, ao invés de perder energia com burocracias, quem utiliza o Pipedrive apenas analisa os resultados e determina com eficácia quais pontos do processo de vendas devem ser priorizados. 

Desperdício de dados na prevenção de perdas 

O roteiro do processo de vendas, mencionado acima, pode evitar este terceiro erro comum ao uso do Pipedrive. Observar as etapas que progridem menos e os motivos que levam às perdas de leads mais comuns são tarefas que contribuem para a construção de melhores resultados.  

Acima de tudo, o Pipedrive conta com campos importantes, relatórios de previsão da receita, estatísticas, rastreamento de e-mails abertos, número de cliques, entre diversas outras contribuições que auxiliam os líderes a determinarem onde seus esforços devem ser concentrados para evitar churn rate. 

Ademais, quando uma meta é estabelecida, os gerentes podem utilizar a plataforma para compreensão de quantos negócios devem ter no Pipedrive com o objetivo de obter os números estipulados. Esses aspectos são substanciais para construir uma excelente prevenção de perdas. 

Ignorar a integração com outros aplicativos 

Com toda a certeza, o Pipedrive pode ser potencializado com a integração de outras ferramentas em sua plataforma. Aliás, ele incentiva a extensão de suas funcionalidades com o apoio de metodologias, como o NPS®. A inserção deste último promove diversos benefícios. Além de entregar um mapeamento do comportamento dos leads em cada etapa do funil, o NPS® realiza uma leitura qualitativa da experiência do cliente. Isso significa que ele entra em contato com cada cliente para conhecer o seu grau de satisfação com a marca, se a indicaria para amigos e familiares, registra críticas e sugestões, bem como oportuniza a tomada de ação ágil diante de problemas.  

Conclusão 

Uma vez que o NPS® aproxima a empresa de seus clientes com base em dados, o relacionamento entre ambos pode ser cultivado de forma personalizada. A fidelidade daí conquistada é fundamental para gerar conversão no Pipedrive. 

Por outro lado, o NPS® se constitui como mais uma maneira de centralizar informações detalhadas sobre a jornada dos consumidores.  

Em conclusão, sua integração potencializa os resultados do Pipedrive. 

 

Agora que você já conhece os erros mais comuns na utilização da ferramenta, comece a realizar mudanças imediatamente. 

Faça a integração do NPS® à plataforma para obter mais conversão no PipedriveTeste a estratégia agora mesmo sem custo! 

Opine e enriqueça o debate

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 Teste Grátis 7 Dias o WeHelp - Software NPS

Close Bitnami banner
Bitnami