A cultura organizacional é um tema amplamente discutido nos dias atuais, pois as empresas reconhecem o impacto direto na motivação dos colaboradores e produtividade. E, em um mercado altamente competitivo, é fundamental manter a equipe motivada e focada em resultados. Mas, o que é, exatamente, a cultura organizacional? Por que é importante? 

O que é a cultura organizacional? 

A cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de valores, crenças, normas e práticas compartilhadas por todos aqueles que atuam em uma empresa. Em outras palavras, funciona como uma identidade única que se manifesta sobretudo nos hábitos internos.  

Deste modo, molda a forma como a organização opera. E, principalmente, impacta a produtividade das equipes de trabalho. É como se fosse um DNA da empresa, moldando o comportamento não só dos colaboradores, mas também áreas e unidades de negócios.  

Uma vez que estabelece diretrizes claras, orienta o comportamento dos colaboradores e, sobretudo, fluxos para tomada de decisões. Ou seja, tanto clima organizacional quanto aspectos emocionais dos colaboradores influenciam essa cultura. E, ao mesmo tempo, são influenciados por ela.  

Onde a cultura organizacional impacta? 

Além de incorporar termos como qualidade do serviço, ética e comprometimento, a cultura organizacional trabalha aspectos importantes. Por exemplo: 

  • Valorização do potencial: se o colaborador percebe que seu trabalho é valorizado, tende a se dedicar mais às suas funções. Assim, o ideal é que a empresa encoraje e motive, bem como reconheça a importância de cada membro da equipe 
  • Sensação de pertencimento: sai mais barato reter talentos do que investir constantemente em contratações. No entanto, para que os melhores queiram ficar na empresa, é fundamental despertar o sentimento de pertencimento. Para isso, é necessário envolvê-los, reconhecer sua participação no sucesso e permitir sua colaboração 
  • Bom relacionamento: por fim, há uma cultura de respeito mútuo e apoio entre os colaboradores, o que aumenta a produtividade de forma significativa. Um ambiente sinérgico é fruto do trabalho menos estressante e mais eficiente 

Qual a importância da cultura organizacional? 

Os benefícios de uma cultura organizacional forte são visíveis, embora não seja algo tangível. Em primeiro lugar, atrai e retém talentos alinhados com os valores da empresa. Consequentemente, têm melhor desempenho e produtividade o que, no final, traz mais lucros à organização.  

Ademais, você percebe a força de uma cultura organizacional bem estabelecida pelo próprio fluxo das operações. O que isso quer dizer? Que a liderança para de agir no modo comando-controle e, com isso, as ações fluem naturalmente, conforme o combinado.   

Em outras palavras, a cultura organizacional é percebida diariamente pela equipe. Com isso, ao ser bem desenvolvida, impulsiona resultados individuais e coletivos. Por outro lado, se for mal trabalhada, afeta a produtividade e, consequentemente, mina o senso de prioridade.  

Resumidamente, o impacto da cultura está em fazer com que as equipes compartilhem os mesmos objetivos. Assim, fortalece a motivação para alcançá-los.  

O que isso tem a ver com produtividade?  

Diante do que já falamos até aqui, fica fácil entender a relação entre produtividade e cultura organizacional. Em primeiro lugar, ela torna os objetivos estratégicos mais claros e presentes. Assim, facilita o desenvolvimento de valores que se alinham ao negócio.  

Ademais, essa sinergia toda dá motivação para que a equipe realize o trabalho e supere os desafios diários. Isso acontece porque há um sentimento de pertencimento e responsabilidade para colocar a cultura organizacional em prática. Em outras palavras, quando os colaboradores sentem fazer parte de algo que reflete seus valores, buscam resultados melhores.  

Como resultado, os valores da empresa são aplicados de forma sinérgica o que, consequentemente, gera produtividade acima da média. Na prática, é o fruto da caminhada conjunta entre empresa e funcionários devido ao alinhamento destes valores. 

Além disso, a cultura organizacional contribui para o desenvolvimento de novas lideranças, estas também alinhadas com os objetivos estratégicos. E, sobretudo, os valores da empresa. Estas pessoas que assumem tal papel são cruciais para perpetuar a ideia de crescimento conjunto.  

Como avaliar a cultura organizacional da minha empresa? 

Da mesma forma como precisamos sempre avaliar a opinião dos consumidores sobre a empresa, é importante identificar a percepção dos funcionários. Afinal, eles são os clientes internos da organização. Ou seja, é fundamental medir e avaliar como está a cultura organizacional. E como fazer isso?  

Primeiramente, analisando a dinâmica entre colegas e observando como está sua comunicação. Por exemplo, o respeito às ideias e opiniões. Ou, ainda, relacionamentos interpessoais. Também, a coesão e eficiência do trabalho em equipe, bem como sinergia no planejamento, pensamento, ações e tomadas de decisão.  

Mas, sobretudo, você pode avaliar a cultura organizacional da sua empresa por meio da pesquisa de satisfação. A princípio, algumas pessoas têm dificuldade em expressar em palavras como anda essa parte na empresa. Assim, a coleta de informações pode ser melhor sucedida se feita por meio de perguntas, como: 

 De 0 a 10, qual a chance de indicar nossa empresa para um amigo trabalhar? 

  • O que gostaria de mudar na organização? 
  • Que atividades lhe trazem satisfação? 
  • Que parte do seu papel te inspira mais? 

 São perguntas que permitem uma abordagem mais aberta e honesta dos colaboradores. E, assim como a opinião dos clientes, fornecem insights valiosos sobre a cultura organizacional de forma mais profunda.  

 Quer saber como os colaboradores se sentem em relação à sua empresa? Avalie a cultura organizacional com o NPS da WeHelp.  

Oferecemos uma experiência gratuita por 7 dias!   

 Acompanhe, também, nossos conteúdos pelo Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami