O que é o marketing de recompensas? 

Primeiramente, o marketing de recompensas diz respeito à estratégia que visa aproximar a marca de seus clientes, gerando uma fidelização.  

De acordo com um levantamento feito pela OpenText, 73% dos brasileiros afirmam estar dispostos a comprar de uma mesma empresa novamente quando recebem atendimento personalizado.  

Nesse sentido, agregar valores e benefícios ao produto ou serviço gera não apenas mais impacto sobre os consumidores, como também torna o ato de consumir mais cômodo.  

Principais benefícios 

Além das vantagens expostas no tópico anterior, o marketing de recompensas reduz o CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Afinal, é mais barato manter quem já consome a marca que prospectar novas pessoas. 

Ademais, visto que o marketing de recompensas exige um estudo detalhado do perfil dos clientes, a aproximação personalizada incentiva mais facilmente uma compra. 

Só para ilustrar, a base de dados que você consegue construir com o NPS da WeHelp contém informações relevantes, como idade, gênero, “life time” dos clientes, estado e qualquer outro dado personalizado da empresa. 

São outros benefícios do marketing de recompensas:  aumento das vendas a curto prazo; redução do churn rate; construção de uma boa imagem para o negócio; maior competitividade no mercado; vendas mesmo em períodos de baixa procura; recuperação de clientes detratores; e aumento do ticket médio. 

O que não deve ser feito! 

Jamais vincule a recompensa a uma boa avaliação. Deixe claro que ela é para todos que participarem da pesquisa, independentemente de a avaliação ser positiva ou negativa.  

Como criar uma estratégia? 

Diante dos benefícios, você já deve ter percebido que o marketing de recompensas pode ser imprescindível. Porém, ele deve ser estruturado com cautela para não causar o efeito contrário do desejado.  

Há diferentes maneiras de promover o marketing de recompensas: desde a oferta de cupons de descontos exclusivos até a promoção de sorteios somente para quem comprou da sua empresa. 

Primeiramente, pense em perguntas básicas que podem te direcionar a adotar boas medidas: você se interessaria verdadeiramente por aquele mimo que está pensando em oferecer, caso fosse cliente? O valor dessa recompensa é equivalente ao que pretende receber em troca? Ela condiz com os valores e objetivos da sua marca? 

Diante disso, considere quais são as necessidades que a empresa está apresentando. Dessa forma, você vai conseguir identificar qual a melhor estratégia para o seu marketing de recompensas. 

Só para ilustrar, seu negócio: precisa reter e fidelizar clientes ou está em busca de novos?; conta com uma base considerável de clientes inativos que pode ser reativada?; deve aumentar o ticket médio das compras?; e está sentindo falta de uma interação maior do público com os diversos canais que possui? 

Ideias de recompensa 

Após avaliar tais fatores, chega o momento de definir o que será oferecido como recompensa. 

Uma estratégia recorrente e que não possui um custo tão alto tem a ver com os materiais on-line. Isso inclui e-books, treinamentos e planilhas.  

Por exemplo, academias podem oferecer e-books que ajudam os alunos a complementarem o estilo de vida saudável para além dos treinos. 

Por outro lado, os programas de fidelização também costumam funcionar bem. Aliás, incentivam bastante compras mais frequentes, visto que a pessoa almeja conquistar os prêmios ao conseguir todos os carimbos. 

Já o tratamento personalizado eleva a autoestima dos clientes, dificultando a saída deles para a concorrência. Imagine que uma clínica de estética ofereça uma sala VIP para quem frequenta o espaço com mais assiduidade. Dificilmente, essa pessoa, com acesso a cafezinhos e snacks num sofá confortável enquanto espera atendimento, irá agendar serviços em outros locais com atendimento comum.  

Por fim, a participação em sorteios exclusivos para quem já é cliente da casa e os programas de indicação também são ideias promissoras. 

Recompensa no NPS da WeHelp 

Com o intuito de auxiliar nesse processo, o NPS da WeHelp conta com uma funcionalidade de recompensa. Ela permite a customização do mecanismo de entrega, a limitação de códigos de promoção e até a entrega do mimo para um tipo de cliente. 

A ferramenta ainda contribui para a captação de leads ao incentivar os clientes a indicarem amigos e familiares para a marca.  

Nessa parte, também há como presentear os clientes com cupons de descontos de parceiros. 

Precisa de ajuda para executar o marketing de recompensas por aí? Aproveite o NPS da WeHelp por 7 dias sem pagar nada por isso e explore todas as funcionalidades.  

Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami