Como está o nível de satisfação dos colaboradores com a sua empresa? Falamos tanto em medir o quanto, de 0 a 10, os clientes te indicariam a amigos e familiares, mas como calcular isso com relação aos seus funcionários? Assim, é imprescindível entender como usar o NPS para colaboradores. E, sobretudo, o impacto da experiência do colaborador no NPS.

Por aqui, já discutimos o que é cultura organizacional e sua influência na experiência do cliente. Contudo, assim como precisamos de métricas mais precisas para medir a impressão do consumidor sobre um produto ou serviço, é necessário usá-las na satisfação do colaborador.

É como se, ao usar o NPS para colaboradores, acompanhássemos a “jornada” do nosso cliente interno, que é o funcionário. E, em que ponto da sua experiência alguma coisa não funciona bem, ao mesmo tempo em que há forças na empresa que podem torná-lo um verdadeiro promotor.

Mas, qual método é mais indicado? O NPS, sem dúvidas! E tenha certeza de que, quanto maior seu score NPS com o colaborador, melhor será sua nota também diante quem consome a marca.

Por que usar o NPS para os colaboradores?

Antes de mais nada, é sempre bom refrescar a memória sobre o conceito de NPS. Trata-se do Net Promoter Score, a metodologia mais eficaz para medir o grau de satisfação e confiança do cliente em relação a marcas, serviços ou produtos.

Para isso, aplica-se pesquisas tendo, como ponto de partida, a pergunta definitiva: em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa a amigos ou familiares? E, em seguida, atribui-se pontuação a cada resposta.

Por outro lado, entendemos que o colaborador é o público interno da empresa. Deste modo, precisamos mensurar também o grau de satisfação e lealdade deste capital humano, assim como do cliente externo.

É aí que entra um novo conceito, o eNPS, ou seja, o employee Net Promoter Score. Usando a mesma técnica da experiência do cliente, a gestão aplica as perguntas certas que permitam identificar colaboradores leais e, portanto, satisfeitos com sua empresa. Além disso, também percebe-se quantos são insatisfeitos com o ambiente.

Afinal, por que usar o NPS para colaboradores? Porque, com a metodologia, é possível ter um panorama preciso dos funcionários propensos a indicar sua empresa tanto para clientes quando novos talentos.

Ademais, se indicam, é porque estão satisfeitos, certo? Com isso, tendem a atender melhor os clientes externos, o que, consequentemente, melhora a experiência do usuário e, em uma reação em cadeia, aumenta seus resultados.

Deste modo, vale enxergar o eNPS como termômetro da experiência do colaborador. A partir daí, conquistar cada promotores no seu time.

Como usar o NPS para os colaboradores?

Conhecemos bem a eficácia do NPS para medir a lealdade dos clientes. Logo, há uma lógica para usá-lo com outros colaboradores. Inicialmente, a ideia é fazer esse gerenciamento por meio da coleta de dados relativos ao feedback dos funcionários com foco na cultura organizacional.

O objetivo de usar o NPS para colaboradores, porém, não é apenas mensurar o engajamento, mas sobretudo identificar e melhorar a experiência do colaborador, da mesma forma que se faz com clientes.

Na prática, funciona assim: primeiro, elabora-se a pergunta definitiva, exemplo do que faz com o consumidor:

Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de indicar nossa empresa para um amigo trabalhar?

Depois, parte para as perguntas complementares, do tipo:

  • O que gostaria de mudar na organização?
  • Que atividades lhe trazem satisfação?
  • Que parte do seu papel te inspira mais?

A partir das respostas, é possível classificar os colaboradores entre:

Promotores (eNPS 9 e 10): engajados e motivados, defendem e recomendam a empresa para o público externo.

Passivos (eNPS 7 e. 8): embora estejam contentes em trabalhar na empresa, ainda não chegam ao ponto do total comprometimento.

Detratores (eNPS 0 a 6): grupo que está tão insatisfeito que não só não recomendam, como falam mal da empresa a outras pessoas.

Para calcular e interpretar o score, basta seguir esta fórmula:

% colaboradores promotores – % colaboradores detratores

Conforme o resultado, a empresa é classificada como:

– Zona de excelência: entre 76 e 100

– Zona de qualidade: entre 51 e 75

– Zona de aperfeiçoamento: entre 1 e 50

– Zona crítica: NPS entre -100 e 0.

Ou seja, na prática, a distribuição dos colaboradores conforme o nível de satisfação com a organização segue a mesma linha dos clientes.

E, ainda que eles não apareçam na fórmula, os colaboradores passivos também são de suma importância. Afinal, é preciso descobrir o que os mantém na “zona de conforto” e transformá-los em promotores.

Por outro lado, se a empresa possui mais detratores do que promotores, é sinal de que precisa fortalecer sua cultura organizacional.

Dá para melhorar o eNPS da minha empresa?

Sim, tanto para aplicar o sistema quanto melhorá-lo, algumas dicas são bastante úteis.

1. Planeje a aplicação do questionário definindo objetivos, método, quem vai aplicar, frequência e estratégias para cada cenário

2. Elabore tanto a pergunta definitiva quando as abertas. Aqui, é possível explorar cada grupo de colaboradores para entender melhor sua experiência

3. Defina o método de aplicação que melhor se encaixa na realidade da sua empresa. Isto é, e-mail, WhatsApp ou formulários on-line

4. Ajuste as estratégias segundo cada Feedback

 

Quer implantar o NPS para medir a experiência do colaborador na sua empresa? Faça o teste grátis da nossa ferramenta por 7 dias.

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami