Sobre a minha experiência  

Eu, Rogério Aranda (CEO e Founder da WeHelp), me sinto no dever de conversar com os leitores sobre os reviews de Internet. A proposta da WeHelp é aproximar as marcas de seus clientes a partir da metodologia do NPS®. A ferramenta promove um feedback pontual sobre a jornada do consumidor e abre portas para que os líderes aprimorem essa experiência com base na opinião honesta de quem realmente consumiu o produto/serviço. 

No entanto, algumas empresas preferem investir em falsas avaliações na Internet para ganhar a confiança de quem pesquisa sobre as experiências de outros usuários. 

Por exemplo, costumo ler os comentários sobre o produto quando decido fazer compras on-line e sempre vejo as avaliações dos locais que pretendo passear com a minha família. Mas, há uns dias perdi a confiança nessa fonte de informação. 

Efetuei duas compras na Amazon e ganhei gift cards junto com o produto (algo que me deixou bastante feliz num primeiro momento). Ao ler as regras para resgatar esses gift cards, descobri que eu deveria avaliar a empresa com 5 estrelas e enviar uma prova de que cumpri essa determinação. Ou seja, a marca compra os reviews de Internet para promover comentários positivos sobre ela! 

Faça o teste! 

Quer entender como essa prática funciona? Pesquise no Google “como ganhar dinheiro com reviews”. Você irá se surpreender, porque, muitas avaliações são dadas por pessoas que nem sequer são clientes da empresa e estão monetizando seus reviews de Internet. 

As empresas que compram esses comentários/avaliações não se importam com um feedback sincero e não estão preocupadas em melhorar a experiência do cliente 

Como as pessoas ganham dinheiro com isso? 

Bom, através do meu relato você pôde ter uma noção de como o esquema funciona. Em alguns casos, as empresas remuneram usuários que realmente utilizaram o produto. Geralmente, elas agem das seguintes formas: 

▪ Pagam por impressões no Adsense; 

▪ Pagam por quantidade de reviews; 

▪ Pagam pela qualidade do feedback.  

No entanto, há também aquelas marcas que remuneram usuários que nunca utilizaram o produto/serviço para que eles escrevam feedbacks positivos falsos. Elas atraem as pessoas com argumentos como “ganhe dinheiro sem sair de casa” e “ganhe dinheiro usando o seu celular”. 

Essa prática desonesta pode fazer com que a empresa perca a credibilidade e se distancie de uma relação verdadeira com os seus clientes. Afinal, não é muito difícil identificar falsos reviews de Internet. Veja a seguir algumas dicas que listei para te ajudar a perceber esse tipo de conduta! 

Como identificar falsos reviews de Internet? 

Eu trouxe a minha experiência por dois motivos. Primeiro, faço questão de alertar você, empresário(a), sobre o quanto essa postura antiética pode ser facilmente descoberta. Isso fará com que os usuários evitem sua marca e a sua equipe terá dificuldade em fidelizar clientes. Portanto, se o seu objetivo é crescer e estabelecer relações duradouras, jamais escolha o caminho mais fácil. 

Além disso, escrevi este post motivado a ajudar as pessoas a identificarem essas avaliações falsas. Vamos lá? 

1 – Fique de olho nos exageros: comentários que rendem uma enorme quantidade de elogios e adjetivos positivos têm grandes chances de se constituírem como review falso. Geralmente, as avaliações mais honestas expõem o lado positivo e o negativo da experiência do consumidor.   

2 – Preste atenção no comportamento do usuário: as pessoas que são pagas para executar esse tipo de tarefa costumam avaliar não apenas um, mas, vários produtos da mesma empresa. Por isso, verifique a quantidade de vezes que o mesmo usuário interagiu e se os comentários sempre estão enaltecendo a compra. 

3 – Leia vários comentários: já que a partir de agora você irá procurar se o mesmo usuário está avaliando vários produtos, aproveite para ler muitos comentários sobre a empresa. Ao final da pesquisa, será possível obter uma “média” entre elogios e registros de insatisfação para decidir se você deve ou não confiar na marca. 

4 – Observe fotos e nomes genéricos: a foto de perfil do usuário parece proveniente de bancos de imagens? Então, as chances de o comentário ser falso são altas. 

5 – Confira o intervalo entre os reviews: se houver um pico de comentários num intervalo de tempo curto, essas avaliações são suspeitas.  

Enfim, o que tenho a dizer? 

Eu tenho uma visão descrente dos reviews de Internet. Por isso, como consumidor, busque outras fontes de informação.  

Já você, empresário(a), sugiro que busque saber o que os seus clientes realmente pensam através do NPS®. A ferramenta ajuda a sua equipe a promover mudanças reais na vida do cliente e mantém uma imagem positiva do seu negócio. 

Depois dessa imersão sobre os reviews de Internet, vale a pena conhecer a metodologia NPS®. Clique aqui e faça um teste gratuito! 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami