Não basta apostar em estratégias de marketing se as mesmas não tiverem embasamento. Siga essas dicas para atrair alunos para academia! 

COMO MONTAR O PLANEJAMENTO INICIAL?  

Primeiramente, se o seu estabelecimento ainda não possui um planejamento sólido ou você percebe que aquele feito inicialmente já não funciona de forma satisfatória, avalie a situação de mercado. Em seguida, faça um novo para conseguir atrair alunos para academia. 

Sobretudo, é importante incluir pontos como:

  • Oportunidades e ameaças;
  • Objetivos;
  • Metas;
  • Personas;
  • Canais;
  • Plano de ação;
  • Prazo;
  • Orçamento;
  • Métricas para avaliação do desempenho. 

Possivelmente, uma consultoria para captar esses dados iniciais é providencial, inclusive para academias de pequeno porte.  

Em relação às métricas, o NPS® executa um papel significativo ao coletar informações diretamente com os clientes e organizá-las em seu painel intuitivo para avaliação dos donos da academia. Todo esse processo pode ser feito de modo personalizado e mantém um histórico para consulta a qualquer momento e por todos os membros da equipe. Portanto, ao escolher seus indicadores de desempenho, não deixe de considerar essa ferramenta.  

POR QUE O NPS® PODE AJUDAR A ATRAIR ALUNOS PARA ACADEMIA?  

A ferramenta estabelece um contato direto com os clientes da academia para avaliar o nível de satisfação que eles têm não apenas quanto às aulas, como também no que concerne a pontos como atendimento, aparelhos, treinadores, ponto físico, estacionamento e recepção. Em sequência, as respostas são organizadas no sistema gerando relatórios que indicam o posicionamento do negócio no mercado. Por exemplo, se há uma quantidade abundante de alunos detratores, os donos conseguem ter essa percepção em tempo real, o que auxilia bastante na tomada de ações rápidas evitando o cancelamento de matrículas.  

Logo, o NPS® é o braço direito das academias, negócios estes conhecidos pela alta taxa de desistência que, em boa parte das situações, escapa do controle de seus gestores. 

CONHECENDO O PÚBLICO ATRAVÉS DO NPS® 

Com toda a certeza, conhecer as personas é o ponto de partida para a captação e retenção de alunos. Aliás, essa informação auxilia até mesmo na organização de horários das aulas coletivas e do fluxo de pessoas para evitar filas de espera nos aparelhos. 

Quem inicia um planejamento antes de adotar o NPS® e, em seguida, contrata a ferramenta, percebe a diferença que a metodologia provoca na tomada de decisões, as quais passam a ser mais efetivas. 

Ao mesmo tempo, o NPS® direciona o atendimento às personas de acordo com o estágio de relacionamento que elas possuem com a academia, uma vez que os líderes conseguem perceber quem está em cada etapa do funil de vendas:

  • Topo do funil – ainda não são alunos, mas estão em busca de um espaço para atividades físicas;
  • Meio do funil – cliente potencial que está a poucos passos de realizar a matrícula;
  • Fundo do funil – quem está disposto(a) a fechar contrato. 

Além de ajudar a atrair alunos para academia, a ferramenta também orienta sobre a relação que a equipe deve estabelecer com os já matriculados. Afinal, enquanto alguns são promotores e não trocam a empresa pela concorrência, outros são detratores e estão prestes a abandonar o local. Só para ilustrar, no primeiro caso, os colaboradores não devem descuidar do relacionamento para que os alunos continuem satisfeitos e indiquem a academia para outras pessoas. Por outro lado, no segundo caso, é indispensável identificar as reclamações, via NPS®, e propor uma solução rápida com o intuito de reverter a situação negativa. 

DIRECIONE AS AÇÕES DE MARKETING ESTRATEGICAMENTE 

Sem dúvida, as ações de marketing são mais assertivas e específicas para as personas do seu negócio com os relatórios obtidos pelo NPS®.  

Antes de mais nada, o tráfego é direcionado em consonância com a etapa do funil em que se encontra a pessoa, bem como com a sazonalidade requerida pela sua empresa. 

Ademais, as estratégias para atrair alunos para academia devem ser adotadas após minuciosa análise na ferramenta. A depender da zona em que ela se encontra e do seu público, o investimento será direcionado para os canais de atendimento e anúncio adequados. Por exemplo, algumas academias retêm maior audiência em lives feitas em seus perfis do Instagram, enquanto outras atraem novos clientes com exposição de autoridade no assunto em blogs. 

CONCLUSÃO 

O NPS® mede o índice de lealdade dos alunos matriculados, assim como identifica o perfil das pessoas que frequentam ou intencionam frequentar a academia. Além disso, direciona os líderes na gestão e na melhoria de pontos fracos apontados pelos clientes. Outro fator bastante positivo do NPS® está em oferecer o mapeamento da jornada do(a) aluno(a) na academia. 

No caso das empresas que ainda não têm segurança de quem compõe seu público-alvo, a metodologia ajuda nesse processo separando os clientes em potencial daqueles que não possuem o perfil. Além de economizar esforços e dinheiro, os empreendedores conseguem atingir suas metas mais rapidamente. 

Por fim, ao conseguir identificar prospects e nível de satisfação de cada aluno(a), a comunicação se torna mais contínua e as chances de retenção e captação aumentam. 

Quer atrair mais alunos para academiaTeste o NPS® gratuitamente por 7 dias pelo site da WeHelp! 

Acompanhe nosso Instagram. 

 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami