A pandemia acelerou mudanças no setor, exigindo uma rápida atualização. Confira tendências fitness essenciais para o sucesso do seu negócio! 

Inegavelmente, as tendências fitness, que poderiam levar mais anos para acontecer, surgiram mais rapidamente devido à crise sanitária. Visto que o contato físico é um dos principais aspectos que envolvem as atividades do setor, novas estratégias tiveram que ser adotadas para driblar as restrições do momento. Nesse sentido, os alunos de academia se adaptaram a essas mudanças e, mesmo com a volta dos treinos presenciais, continuaram com algumas das novidades. Ao mesmo tempo, outras tendências fitness não relacionadas aos efeitos da pandemia estão marcando presença. Você, como líder de empresas do setor, não pode deixar de acompanhá-las. Entenda abaixo! 

O que é o mercado fitness? 

Primeiramente, antes de entender as tendências fitness, vale compreender a quais organizações elas se aplicam. Tal mercado engloba espaços destinados à saúde e ao bem-estar físico, como:  

  • Academias; 
  • Escolas de dança;
  • Boxes de crossfit; 
  • Centros de luta; 
  • Quadras de esporte; 
  • Estúdios de pilates e outras modalidades. 

Também entram nesse universo os negócios voltados para a moda e a nutrição, bem como restaurantes. 

De acordo com relatórios da IHRSA, o Brasil possui o 2º maior mercado fitness do mundo. Só para ilustrar, o estado de São Paulo ocupa a 1ª posição em quantidade de centros de atividades físicas, sendo seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Principais tendências fitness 

Com toda a certeza, mesmo diante das incertezas financeiras, o mercado fitness não deixou de prosperar e desenvolver novidades. Estas, inclusive, são indispensáveis para incentivar a disciplina entre os alunos. 

Por isso, academias e outras empresas do nicho devem estar cientes das seguintes tendências: 

Aulas online  

Apesar de as lives no Instagram e YouTube terem sido providenciais num primeiro momento, agora os líderes de centros de treinamento podem organizar plataformas exclusivas aos matriculados. Por exemplo, a criação de um espaço no aplicativo da academia oferece uma excelente experiência aos alunos que não podem comparecer às aulas por motivos de viagem ou algo parecido. 

Aliás, essas plataformas também podem facilitar consultas online com nutricionistas que tenham parceria com a empresa. 

Contudo, não deixe de oferecer um bom suporte, pois, assim como o atendimento em academias, o contato virtual deve ser atencioso e capaz de solucionar problemas. 

Acompanhamento com diferentes profissionais 

Por falar em acesso a nutricionistas pelo aplicativo, não apenas o plano alimentar, como outras táticas necessitam estar presentes. Ou seja, para que uma pessoa consiga alcançar seus objetivos de emagrecimento ou ganho de massa muscular com eficiência, é substancial receber acompanhamento interdisciplinar. 

Portanto, boas academias já oferecem combos que envolvem: personal trainers; nutricionistas; fisioterapeutas; educadores físicos; e psicólogos 

Sem dúvida, esse conjunto transforma a experiência dos alunos.  

Opções ao ar livre 

Por outro lado, há pessoas que se sentem mais motivadas com exercícios físicos ao ar livre. Afinal, os protocolos da pandemia incentivaram essas práticas com o intuito de reduzir as probabilidades de contaminação. 

Consequentemente, as academias podem aproveitar essa oportunidade para atrair alunos que reclamam da monotonia dos treinos. Isso inclui: 

  • Yoga; 
  • Atividades de aeróbica; 
  • Alongamentos; 
  • Kangoo jump; 
  • Corridas; 
  • Passeios de bicicleta em grupo. 

Tecnologias vestíveis 

As tecnologias vestíveis dizem respeito a dispositivos que medem a frequência cardíaca e a pressão, bem como aferem a saturação de oxigênio no sangue e a temperatura corporal 

Dessa maneira, quando houver alunos que utilizam relógios inteligentes e monitores, os profissionais da academia podem se disponibilizar para ajudá-los a fazer uma leitura daqueles dados. Assim, é possível acompanhar os ganhos com o treino e sugerir alterações para otimizar alguns pontos. 

Avaliar os resultados das mudanças 

Após investir nas tendências fitness que vão alavancar o sucesso da sua academia, é imprescindível mensurar os impactos que elas trouxeram. Afinal, você necessita compreender não apenas se a metas foram alcançadas, como também se as novidades foram implementadas da forma certa. 

Dito de outra maneira, vale se questionar se os seus alunos gostaram das propostas. Elas estão funcionando bem? Conseguem alcançar todos os interessados? Foram boas o suficiente para reter matrículas?  

Uso de NPS® em academias 

Para facilitar esse processo de avaliação, os líderes de academia têm à disposição a ferramenta NPS®. Diferentemente de pesquisas de satisfação comuns, ela empreende uma abordagem mais pontual. Com isso, torna-se viável avaliar cada uma das tendências fitness agregadas à experiência separadamente. Logo, você vai detectar que as aulas de yoga ao ar livre estão sendo satisfatórias, enquanto as voltas de bike em grupo, não, por exemplo. 

Ademais, essas análises não estão restritas a essas mudanças. Pelo contrário, aspectos como atendimento, infraestrutura, mensalidades, métodos de pagamento, entre outros, podem ser questionados.  

A plataforma do NPS® expõe de forma intuitiva os dados coletados e facilita o compartilhamento deles com outros membros da equipe. Consequentemente, diferentes pontos de vista tendem a contribuir para a correção e melhoria das estratégias. 

Vai aplicar tendências fitness em seu espaço? Não deixe de testar o NPS® para avaliar os resultados. 

Oferecemos uma experiência gratuita por 7 dias! 

 Visite nosso perfil do Instagram. 

Opine e enriqueça o debate

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Bitnami banner
Bitnami